Sua área é de 60,732 km², sendo o lado oeste do município delimitado pelo Rio Taquari, por onde chegaram os primeiros imigrantes. Colinas possui como municípios vizinhos: Teutônia, Estrela, Roca Sales e Imigrante.
O município possui grande disponibilidade de rodovias de acesso, sendo as principais através da ERS-129, passando por Estrela, onde também tem confluência com a BR-386, ou então acessando por Roca Sales pela rodovia de mesmo nome; ainda, através da ERS-128, dando acesso por Teutônia, onde tem confluência com a RSC-453 (Rota do Sol); e por Estrada Municipal acessando por Imigrante. Existe uma Estação Férrea e um túnel que atravessa a cidade, sobre o qual está localizado o Centro Administrativo.
A atividade econômica mais difundida é a criação de gado leiteiro, suínos, frangos, aves poedeiras e o cultivo de milho e soja.
A população do município é de 2.423 habitantes (censo do IBGE de 2022), que em sua maioria são de descendência alemã e até hoje conservam os hábitos e costumes de seus pioneiros através de festas, como Kerb e Blumentanzfest (Baile das Flores), danças e comidas típicas, não desprezando o chimarrão e um bom churrasco.
O Município de Colinas ostenta o título de "Cidade Jardim", honraria esta conferida pela Lei Estadual nº 13.390, de 11 de março de 2010, visto que o cultivo e cuidado dos jardins espalhados por todo o terriório. Ainda no ano de 2010, através de concurso promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul - FAMURS, Colinas foi escolhida como a 3ª cidade mais florida do Estado.